Metodologia de Pesquisa

PRÊMIO DESTAK DIGITAL (Metologia atualizada em março de 2022)

É levantado na cidade o Instagram dos agraciados, e captado os números de engajamento do perfil. São eles:

  • Média de Curtidas
  • Média de Comentários
  • Média de visualização de fotos, videos, stories (quando possível)
  • Taxa de engajamento direta (percentual de pessoas que seguem o perfil do agraciado, e que realmente interage com ele). Uma espécie de filtro para casos como “compra se seguidores”, “SDV” entre outras formas de alterar o perfil de forma artificial.

Com as quatro métricas, é gerada uma pontuação para a empresa. Cada um dos itens, tem um peso específico. Visualizações tem peso 0,1, enquanto curtidas peso 5, comentários peso 10, e taxa de engajamento peso 5. A Fórmula matemática para a pontuação fica então:

(5 x taxa de eng) + ((média de curtidas x 5) + (média de comentários x 10) + (média de visualizações / 10))

            * A pesquisa é feita online, analisando um a um, os perfis em Redes Sociais das empresas da cidade apurada.

            *As empresas são coletadas de buscas feitas no Google Empresa, em seguida é conferido se a mesma possui Instagram ativo.

            *Para categorias onde não é possível encontrar o profissional via Google Empresas, por exemplo, Personal Trainer, Digital Influencer, Gerente bancário, é feito ligação para empresas do ramo em que podem informar e indicar profissionais dessas areas. Nos exemplos citados, para facilitar o entendimento: É feito contato com as academias da cidade e solicitado o nome dos Personais que trabalham na academia, para que seja feito o levantamento. Nesse caso, caso a academia não queira informar, os personais da mesma não entram na pesquisa. Para o caso de Digital Influencer, é feito contato com as lojas da cidade, e requisitado quais influenciadores eles indicam e costumam fazer parcerias. A partir daí é realizado a análise de Instagram, assim como as demais categorias.

*Em cidades de 1ª edição de premiação, pode ser distribuido formulário online, via Facebook Ads, para complementar segmentos em que os pesquisadores não conseguiram realizar a pesquisa pelos métodos tradicionais. Nesse caso, o número de votos INDEPENDE para validação da categoria. O formulário nesse caso é usado UNICAMENTE para levantar mais empresas dentro de determinados segmentos.

CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO:

*O levantamento do nome das empresas e profissionais, é feito prioritariamente pelo Google Empresas. É buscado pelo termo “segmento + cidade + estado” exemplo: “Academia Bambui mg”. a partir daí é conferido as redes sociais, com excessão de segmentos que não são encontrados no Google, como explicado anteriormente. Dito isso, caso a empresa não seja encontrada no google, pode existir o caso em que a mesma não entre na pesquisa, visto que os profissionais de pesquisa não são moradores da cidade (os pesquisadores são residentes de Arcos MG) e não tem conhecimento aprofundado sobre os estabelecimentos e profissionais.

*Perfis privados;

*Perfis Pessoais, sem postagens ligadas à categoria em questão, também são desconsiderados.

*Perfis não encontrados por conter o “@” muito diferente do nome da empresa, impossibilitando a busca na rede social, não entram na pesquisa, porém caso avisado, são adicionados para as próximas edições.

Números de seguidores não são considerados, visto que o participante pode ter conseguido esses seguidores antes do ano referente à premiação, ou utilizado métodos proibidos pela plataforma.

Caso um participante atue em duas cidades, e empate em primeiro lugar com outro participante que atue apenas em uma cidade, este dado é usado como argumento para validar a vitória do participante interinamente atuante de uma única cidade.

O Prêmio é entregue à empresa ou profissional que mais se destacar nos critérios pesquisados. 

As empresas, marcas e personalidades, foram divididas em suas devidas categorias de atuação, para evitar que empresas de categorias que naturalmente tem mais engajamento, se sobressaiam a outras. Por exemplo: fotografia temática (pets, alimentos, fauna e flora) não entram na categoria “Fotografia”, pois se entende que naturalmente o engajamento é menor devido ao nicho. Ela então entra em “Fotografia Temática”.

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